Como instalar o Webmail RoundCube em seu site!

9 Comentários

RoundCube é um Webmail com interface de aplicação (tipo Gmail). Fornece todas as  funcionalidades que são de esperar de um cliente de e-mail, incluindo suporte MIME e HTML, livro de endereços, manipulação de pastas, pesquisa de mensagens e correcção ortográfica, etc.

 Pode ser facilmente acessado, pelo endereco “www.dominio.com/webmail” ou “webmail.dominio.com” e colocando como login seu e-mail e depois a sua senha.

Porem, inúmeros clientes, não gostam de usar o acesso padrão do sistema que no caso é domínio/webmail e gostaria de ter um acesso direto ao Roundcube por uma pasta alternativa, por exemplo pasta email  o seja dominio/email. O objetivo deste tutorial é orientar, nos procedimentos de instalação e configuração, para o acesso a esta maneira.

Antes de iniciarmos este tutorial faça o download do RoundCube através do link https://webinhost.com.br/Downloads/email.zip  (está em anexo.)

1º Passo => Selecione a opção Assistente do Banco de Dados MySQL, nesta opção iremos criar o banco de dados.

2º Passo => Na próxima tela você deve digitar o banco de dados para o RoundCube. Recomendamos que utilize o nome email, então em nosso exemplo o nome completo do banco de dados será: webinhos_email.

3º Passo => Após clicar em “Próxima etapa” no passo anterior, nós iremos criar o usuário para o banco de dados, também recomendamos que seja utilizado email, então nosso usuário neste exemplo será webinhos_email. Na senha nós recomendamos utilizar a função “Password Generator”, onde o cPanel vai gerar uma senha segura, então basta salvá-la para configurá-la posteriormente (Imagem 2 abaixo).

4º Passo = > Após clicar em ‘Criar usuário” no passo anterior a tela abaixo será exibida e então marque a opção “TODOS OS PRIVILÉGIOS” e clique em “Próxima etapa”. Pronto, o banco de dados está criado. Guarde as informações de seu banco de dados que serão utilizadas posteriormente.

5º Passo => Retorne a página inicial do cPanel e selecione a opção phpMyAdmin.

6º Passo => Ao clicar em “phpMyAdmin” a tela abaixo será aberta. Na lateral esquerda escolha o banco de dados criado, em nosso exemplo o nome é webinhos_email, clique em “Importar” na barra de botões no lado direito e então clique em “Selecionar arquivo…”, neste momento você deverá selecionar o arquivo “mysql.initial.sql” presente na pasta “SQL”.

7º Passo => Após clicar em Executar para que as tabelas do banco de dados do RoundCube sejam criadas, a tela abaixo será exibida, onde na lateral esquerda estarão as tabelas recém-criadas.

8º Passo => Após criar o banco de dados e configurar as tabelas nós vamos inserir os dados da tabela no arquivo “db.inc.php”, localizado na pasta “config”.

9º Passo => Abra este arquivo em seu editor HTML/PHP favorito e edite as linhas abaixo de acordo com as instruções:

10º Passo => Salve o arquivo “db.inc.php” após inserir as informações corretas do banco de dados e envie a pasta “email” via FTP para pasta “public_html” ou “www”. Após o envio você poderá acessar o RoundCube através de seu domínio, www.seudominio.com.br/email.

Sobre o blog

Este Blog tem o objetivo de divulgar as novidades da WebinHost e compartilhar notícias sobre hosting, servidores, empreendedorismo e todo universo tecnológico.

Arquivos

Comente via Facebook
9 Comentários
    • Dalmo
    • 23/01/2014
    Responder

    Alguém sabe como restringir o acesso a somente um domínio? Eu possuo um plano de hospedagem compartilhado e notei que mesmo o roundcube instalado em um determinado domínio, todos os demais hospedados também conseguem acessar por essa instalação, queria restringir somente para o domínio que eu quiser, é possível?

    • Hernandes
    • 31/05/2013
    Responder

    meu site é contruido em Joomla. e nao consegui fazer funcionar. alguem poderia me ajudar? aparece o erro que apareceu para o BrenoBrenas agradeço a atenção de todos.

    • BrenoBrenas
    • 28/05/2013
    Responder

    fiz todos os passos acima, só que esta aparecendo uma msg de erro.

    DATABASE ERROR: conexão falhou!

    Não foi possível conectar ao banco de dados!
    Entre em contato com o servidor-administrador.

    fiz todos os passos correto, como mencionados acima ex:

    $rcmail_config[‘db_dsnw’] = ‘mysql://tabela22_email:77788s@exemplo.com.br/tabela22_email’;

    ALGUEM PODE ME AJUDAR, PORQUE ESTA DANDO ESSE ERRO?

    • Willams
    • 14/03/2013
    Responder

    Olá, se não deu com vocês, comigo deu, depois da senha tem que colocar @localhost e não unir senha com localhost: ( site_email:SENHA@localhost ) e apagar os exemplos em parenteses… Wilams Rocha – renome@live.com – buscador.net.br

  1. Responder

    olha email é o criador no dominio e senha /servidor é localhost .

    • Marcio
    • 10/02/2013
    Responder

    O que coloco no login e senha e servidor?

    • leonardo
    • 14/01/2013
    Responder

    O que coloco no login e senha e servidor?

    • Ornorio
    • 04/05/2012
    Responder

    no meu aparece:
    Database no select

    • O senhor não instalou o Banco de dados, tente reinstalar e desta vez instale 

 

Deixe um Comentário

Digite o código. (obrigatório)