Entenda o que é uma Spam Trap e como fugir desta armadilha

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No post de hoje, e referencia a um e-mail que recebi hoje da “Emailmanager“, achei muito bom e interessante que decidi compartilhar com nossos leitores, amigos e clientes.

Hoje o assunto são as tão temidas Spam Traps! Você sabe o que é e como essas armadilhas afetam o dia a dia dos envios de email marketing da sua empresa?

Traduzindo ao pé da letra a palavra “Trap” nada mais é do que uma armadilha. Já “Spam” sabemos bem o que é, não é mesmo?

As Spam Traps são ferramentas utilizadas por provedores de emails (Gmail, Hotmail, etc) para identificar enviadores de mensagens indesejadas, para usuários que não são opt-in, ou seja, que não solicitaram receber emails daquele destinatário.

São endereços de email criados mas nunca divulgados, ou seja, não devem receber emails de outros usuários ou empresas. Quando isso acontece estes emails enviam um alerta para os provedores, informando que o remetente para estas contas é um potencial Spammer, afinal, como ele pode ter enviado um email para um endereço que é sigiloso, que nunca foi divulgado? Spam!

Significa que a empresa que enviou aquele email não segue as boas práticas de envio de email marketing. Para quem não sabe, o CAPEM (Código de Autorregulamentação para a Prática de Email Marketing) dá várias diretrizes e regras que devem ser seguidas como boa conduta no envio de promoções e newsletters.

Para entender um pouco mais sobre seriedade das Spam Traps, caso os emails de uma empresa tenham sido enviados para uma Spam Trap do Gmail, digamos, e o provedor tenha definido seu remetente como Spammer, dificilmente seu endereço conseguirá enviar quaisquer outros emails para contas do Gmail.

Existem dois tipos de Spam Traps:

  • Spam Traps puros – Contas criadas com o único propósito de pegar Spammers, pois são criados em sigilo, ou seja, não deveriam jamais receber emails de qualquer pessoa ou empresa! Imagine que você cria um email do Gmail e não divulga para ninguém. De repente você passa a receber promoções e anúncios de empresas que nunca ouviu falar, como pode? Estes são Spammers, pois coletaram o endereço de forma incorreta, sem seguir as boas práticas de envio de email marketing. Se você for pego neste tipo de Spam Trap provavelmente seu endereço de IP e domínio serão comprometidos imediatamente.
  • Spam Traps reciclados – São endereços que já existiram em algum momento no passado, mas foram assumidos pelos provedores de emails após um determinado tempo de inatividade ou desuso. Estes são “menos agressivos”, pois enviam alertas durante um determinado tempo, informando sobre a inatividade da conta. Depois deste período, a conta passa a ser uma Spam Trap, ou seja, se você tinha aquele endereço na sua lista de contatos, recebeu diversas notificações para removê-lo e não o fez, quando enviar novamente sua campanha para este endereço (que se tornou uma armadilha) será identificado como Spammer.

Estas armadilhas são criadas pelos próprios provedores de emails com o intuito único de tornar a web um ambiente melhor, com menos Spammers. Todos os esforços são feitos para bloquear endereços que enviam mensagens indesejadas para os usuários. Com estas armadilhas, a reputação do IP ou do endereço são afetadas de forma que o mesmo pode continuar enviando mensagens, mas as mesmas não chegarão às caixas de entrada dos leitores, pois são barradas pelos provedores.

Agora você deve estar se perguntando, será que eu tenho um Spam Trap na minha lista de e-mails? Depende! Existem algumas ações que devem ser tomadas e evitadas para passar longe destas armadilhas.

Não compre listas de emails. A pior coisa que você pode fazer para ser pego por diversas Spam Traps é comprar uma lista de emails. Os endereços coletados nestas listas provavelmente são muito antigos, inativos e até endereços que já viraram Spam Traps, pois foram as vezes coletados através de “varreduras” em páginas da internet. Sem contar que, mesmo que muitos dos endereços destas listas recebam seus comunicados, estes endereços não são opt in, ou seja, os poucos endereços de pessoas nestas listas não querem receber seus comunicados e vão taxar seus emails como Spam.

Então pense bem, será que vale a pena arriscar a reputação da sua conta?

Enviar emails para assinantes inativos ou para emails muito antigos de sua lista. Neste caso, quando os emails são muito antigos ou quando os mesmos há muito tempo não tem nenhuma interação com suas newsletters, são grandes as chances de existirem emails nestas listas que já se tornaram Spam Traps.

Procure fazer uma limpeza na sua lista com frequência, retirando especialmente aqueles endereços inativos a muito tempo, para evitar ser pego por uma Spam Trap, ok?

A única maneira eficiente de evitar que seus comunicados e newsletters caiam em uma Spam Trap é cuidar com carinho da sua lista de contatos, sempre buscando atualizá-la, tirar os contatos inativos e aqueles que selecionaram opt-out, adquirir novos endereços de forma correta, através de opt-in, soft opt in ou double opt-in e nunca se esquecer de seguir as boas práticas para o envio de email marketing, definidas no CAPEM. Tratando sua base de contatos com carinho dificilmente haverá, entre os contatos da lista, uma armadilha!

Fonte: Emailmanager

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