RBLs: O que são, para que servem e como usar.

Sem Comentários

null

RBL é a abreviatura de “Real-time Blackhole List”, que significa ao pé da letra “Lista em tempo real de buraco negro”. RBL são listas que contém vários IPs e hostnames de servidores que disparam e-mails de SPAM, para que possam ser bloqueados. A interface do WHM acessa 2 RBLs: bl.spamcop.net e zen.spamhaus.org.

Sendo assim, a função da RBL é bloquear e-mails vindo de servidores de e-mail marketing, evitando que o e-mail de seus clientes fiquem lotados de SPAM.

Para alterar as opções de RBLs, siga os passos abaixo:
1. No seu WHM, vá em Service Configuration >> Exim Configuration Manager. Nesta página, clique na guia RBLs.
2. Clique no botão apropriado para cada opção e/ou digite as informações solicitadas na caixa correspondente.
3. Clique em Salvar.

 

null

 

Nesta guia citada acima você poderá ativar os 2 RBLs que já vem no WHM e colocar IPs na “WhiteList”, que serão tidos como “IPS Brancos”, ou seja, esses IPs não serão vistos nunca como foco de SPAM e sempre conseguirão enviar e-mails, que serão recebidos com sucesso sem passar por uma checagem.

Além disso, nesta guia será possível gerenciar listas adicionais de IPs “brancos” e “negros”, ou seja, será possível adicionar e remover outras listas quem contenham IPs tidos como foco de SPAM além das disponibilizadas pelo cPanel/WHM. Para isso, basta clicar em “Manage” no menu “Manage Custom RBLs”.

A importância de se ativar um RBL é evitar que seus clientes sejam incomodados por e-mails de SPAM todo o dia, porém é algo que é bom se pensar, pois pode ser que IPs de outros e-mails estejam listados como foco de SPAM nestas listas.

Sobre o blog

Este Blog tem o objetivo de divulgar as novidades da WebinHost e compartilhar notícias sobre hosting, servidores, empreendedorismo e todo universo tecnológico.

Arquivos

Comente via Facebook
Sem Comentários
 

Deixe uma resposta