A importância do Certificado SSL para seu site, blog e principalmente e-commerce

Sem Comentários

Você já deve ter visto e se perguntado que é e para que serve aquele “cadeado” que aparece ao navegar em algum site?. O cadeado serve para informar que o site conta com proteção de algum tipo de certificado e que as informações trocadas naquele ambiente são seguras e sem possibilidade de interceptação por terceiros.

Há muito tempo ocorrem fraudes na Internet e crimes virtuais, o que torna o ambiente uma constante ameaça para os usuários. Roubo de dados, vírus e ataques virtuais são algumas das ações que todo usuário está sujeito ao navegar na Internet.

 

Mas, ao final o que é um certificado SSL e para que serve?

Conhecido como Secure Socket layer, o certificado SSL é um padrão global de segurança tecnológica. Ele garante que os dados que você envia de seu site, blog ou loja virtual sejam seguros.

O protocolo HTPPS garante uma camada de criptografia na troca de dados entre seu site e seu cliente, é claro, nenhuma tecnologia é 100% segura, porem esta é uma das, mas seguras no momento e por este motivo hoje em dia é INDISPENSÁVEL o uso de um SSL para seu site.

Atualmente existe varias empresas certificadoras, sendo as mas conhecidas; Comodo, GeoTrust, RapidSSL, Symantec, Thawte, Certum, entre outras, porém desde 2016 existe também a Certificadora Let’s Encrypt™ a qual oferece certificados SSL simples e o melhor de tudo, sem custos.

Em termos de segurança, não existe muita diferença entre um certificado emitido pela Comodo ou pela Let’s Encrypt, as principais diferenças são o nível de validação e as garantias oferecidas por cada uma em caso de fraude ou de quebra da chave criptográfica. Assim como em outras áreas, o principal fator na decisão acaba sendo a questão da confiança pois para o Let’s Encrypt este não oferece tais garantias que por exemplo no SSL mais barato da Comodo o PositiveSSL que garante a tecnologia e ainda oferece $US 10.000 dólares como garantia caso alguém consiga quebrar a segurança do certificado deles. Já a Let’s Encrypt não oferece tal garantia. (caso queira, mas detalhes visite este link: http://blog.webinhost.com.br/seguranca/diferencas-entre-ssl-pago-e-ssl-gratuito/)

 

Os certificados SSLs se apresenta em diversas modalidades e cada tipo possui um nível de segurança diferente. Conheça alguns dos diferentes tipos de certificado e entenda porque é tão importante para o seu site.

 

Certificado SSL de validação simples

Com um certificado de validação simples, ou validação de domínio, você pode habilitar o SSL em seu site de maneira rápida e acessível. Certificado emitido em minutos e requer apenas a confirmação da propriedade do domínio

 

Certificado SSL de validação completa

Os certificados de validação completa, ou validação da organização, são certificados que além de verificarem a propriedade do domínio, também verificam a identidade da empresa ou pessoa para a qual está sendo emitido.

 

Certificado SSL de validação estendida

Os certificados de validação estendida proporcionam o maior nível de validação disponível no mercado. Esse tipo de certificado ativa a “barra verde” nos navegadores mais recentes.

 

Certificado SSL WildCard

Utilizando apenas um certificado wildcard, você economiza tempo e dinheiro. A notação “wildcard” (asterisco) permite que você estenda a segurança para diferentes subdomínios de seu domínio principal.

Na pratica:

Os maiores sites de conteúdo, marketing, marketing digital, e commerce, etc. Já usam certificados SSL. Isso porque além de ser mais seguro, aumenta a sua audiência, lhes traz credibilidade, o internauta se sente mas seguro e isto gera maior impacto no negócio.

O marketing de conteúdo e todos os sites que usam de SEO para conseguir gerar tráfego orgânico precisam quanto antes entender que a migração para HTTPS é algo muito importante. Inclusive o Google anuncio a um tempo a trás que tem como um dos pontos de ranqueamento a segurança de um site o seja que tenha HTTPS. (certificado ssl). O seja, caso ainda nao tenha e queira ter um maior ranqueamento no Google, precisa por imediatamente um certificado SSL no seu site.

Agora que você entende para que serve cada tipo de certificado SSL fica mais fácil compreender a sua aplicação.

Por fim, vale a pena investir na segurança do seu site e proporcionar experiências agradáveis aos seus usuários. Isso faz bem para os seus negócios e faz bem para os seus clientes.

 

Links recomendados:

Diferenças entre SSL pago e SSL gratuito Let’s Encrypt

Atualização do Google vai privilegiar sites HTTPS nos resultados orgânicos

Sobre o blog

Este Blog tem o objetivo de divulgar as novidades da WebinHost e compartilhar notícias sobre hosting, servidores, empreendedorismo e todo universo tecnológico.

Arquivos

Comente via Facebook
Sem Comentários
 

Deixe uma resposta