Seo para iniciantes

  • 03/01/2009
  • SEO
Sem Comentários

Muito se houve falar de SEO e qual é sua importância para o sucesso de um site. Dificil é entender o mundo de termos novos ao se pesquisar sobre SEO, e é também complicado dar os primeiros passos.

Este artigo é inédito e voltado a iniciantes. O objetivo é responder algumas perguntas de iniciantes sobre SEO, e preparar para que possamos aprofundar mais no assunto em artigos posteriores.

Então, vamos lá!

O que é SEO?

Esta pergunta sempre é respondida dizendo: “SEO é um acrônimo para “Search Engine optimization” – Otimização para sites de busca. Mas não acredito que isto seja suficiente para dar uma resposta. SEO é a função de preparar um site, preferencialmente desde que for concebido, para que este possa ser agradável aos sites de busca. É importante dizer que estes sites também deverão ser agradáveis aos usuários finais, os internautas.

O que eu preciso saber para iniciar em SEO?

Tecnicamente, é importante conhecer HTML. Você precisa conhecer as principais tags, para que serve e como utilizar. Precisa também de boa vontade para aprender, é necessário ser apaixonado por internet, este é o requisito mais importante. Você precisará estudar, ler muito, mas não será cansativo. Será na verdade, muito prazeroso.

Ok, eu sei HTML e gosto de internet. Como otimizar meu site?

Existem dezenas, talvez centenas de tarefas para otimizar um site. Entretanto, algumas são mais fáceis e até mais importantes. Vou listar os caminhos para que um iniciante já consiga um bom trabalho sozinho, com seu próprio site.

1. Evite frames, iframes, flash, menu com imagens, sites feito só com tabelas
Faça um site usando os padrões. Separe o conteúdo da formatação, usando XHTML para o conteúdo e CSS para formatação. Use texto para os menus. Evite colocar conteúdo em Flash. Use as tags HTML de forma semântica. O que isto quer dizer? Quer dizer que você deverá usar <h1>para títulos, deverá usar <strong> para dar enfase, utilizará
<table>somente quando precisar utilizar dados tabulares.

2. Coloque suas palavras chaves mais importantes no título da página
Tempos atrás, praticamente todas as páginas de internet tinham como título o nome do site. Hoje, reconhecemos que o ideal é que o título da página seja exatamente isto: um título sobre o conteúdo daquela página. Além disto, utilize um título diferente para cada página do seu site, isto é muito importante. Evite repetir palavras chaves no título, e não utilize mais que 40 caracteres.

3. Use (sem abuso) a meta tag description
O seu título deve ser curto, até 40 caracteres. Na meta tag description, você deve inserir uma breve descrição sobre a página (novamente: cada página do site deverá ter uma description diferente). Aqui, você poderá usar algumas frases, mas sem repetir.

4. Use a tag H1
Dentro do corpo do seu documento, use a tag h1 para identicar o título da página que irá ser exibida. Pode (e deve) ser semelhante ao título informado na tag title. Preferencialmente, use somente uma tag h1 por página. Na sequência, você poderá usar a tag h2 para subtítulos, h3, h4, etc.

5. Use suas palavras chaves no conteúdo da página
Repita as palavras chaves que foram inseridas no título, na description e na tag h1, dentro do contéudo da página, no formato de um texto legível aos seus usuários.

6. Dê enfase a suas palavras chaves
Use a tag <strong> ou a tag <strong> nas suas palavras chaves. Não abuse deste recurso, apenas use nas palavras mais importantes, que tem maior peso para a página.

Sobre o blog

Este Blog tem o objetivo de divulgar as novidades da WebinHost e compartilhar notícias sobre hosting, servidores, empreendedorismo e todo universo tecnológico.

Arquivos

Comente via Facebook
Sem Comentários
 

Deixe uma resposta