O Google não é só uma ferramenta de “busca”, a marca norte-americana conta com inúmeras ferramentas gratuitas para lhe ajudar a alcançar mais posições no ranking do Google e com certeza auxiliarão você a melhorar o desempenho de seu negócio.
Com a ferramenta My Business, o Google quer facilitar o acesso a serviços de geolocalização para pequenas e médias empresas, para que elas fiquem mais visíveis no motor de busca. Esta vitrine também afeta o relacionamento com os clientes: o Google leva em conta as opiniões dos clientes e a necessidade de responder aos mesmos.
Uma das vantagens do Google My Business está na visibilidade que as empresas podem ganhar, uma vez que, os potenciais clientes terão acesso às informações da empresa, como horário de funcionamento, endereço, telefone, site, inclusive até a rota de navegação via google maps, etc. em qualquer dispositivo que utilizem, seja ele, tablet, celular ou pc.
Com o Google Trends, é possível descobrir as principais buscas realizadas no Brasil e no mundo, quais palavras-chaves “bombaram” em determinado mês, quais os vídeos mais assistidos do dia, entre outros., bem como segmentar por área de interesse e por região. Por lá você também consegue levantar pautas e pesquisar por palavras chaves que sejam relevantes para a empresa.
Com este serviço é possível analisar todo fluxo dos visitantes de seu site. O Analytics fornece as estatísticas do seu negócio e pode te ajudar com as campanhas de marketing. Ele é capaz de identificar a taxa de exibição e cliques que direcionam para uma página, localização geográfica do visitante, como ele chegou na página (através de links de outros sites, pesquisa, diretamente pelo endereço), sistema operacional e navegador usado, resolução de tela. Tudo isso em períodos específicos (diários, semanais, mensais e anuais).
Antigamente chamado de Webmaster Tools, o Google Search Console é a ferramenta que analisa e fornece dicas para o seu site ter mais chance de conseguir um bom posicionamento na busca orgânica da marca. “Esse outro ranking é o que exibe os resultados no qual você não pode influenciar com o pagamento de links patrocinados. Quando você usa o AdWords só é possível ficar entre as três primeiras posições ou na coluna vertical a direita da tela.
Mais voltada para ajudar nas estratégias de SEO (Search Engine Optimization), essa ferramenta entrega relatórios que mostram como as URLs de seu site estão indexadas no Google, além de verificar quais são os links externos e internos que estão apontando para o seu domínio. “Ela verifica se há endereços quebrados que prejudicam o Google a fazer a leitura de todas as suas páginas para relacionar seu site nos resultados de busca, se existe algum problema de indexação e quais os termos que estão acionando seu site no resultado de busca orgânica”.
Se você não quer apenas saber como age seu público-alvo, mas sim qual o comportamento dos internautas em geral, além de acessar dicas, tendências, estratégias e cases de sucesso da web, então o Google Think Insights é a ferramenta que você precisa conhecer. “Nela, a companhia reúne informações precisas e traz ideias novas e efetivas para cada segmento do mercado que ajudarão você a elaborar um plano de marketing digital infalível”.
Gratuita e com um riquíssimo material disponível, a plataforma é recomendada para quem quer ficar atualizado com o mercado digital e encontrar “insights” (no português, inspirações) para lidar com seu próprio negócio. “O site possui estatísticas, biblioteca para a pesquisa de um tema específico de acordo com seu objetivo de marketing, cases, vídeos e infográficos, sem contar as diversas ferramentas que auxiliam no planejamento de uma campanha e uma seção dedicada para tendências digitais emergentes”.
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