Descubra o que falam de você na Internet

  • 24/03/2010
  • SEO
Sem Comentários

Descubra o que falam de você na Internet

Você já “deu uma espiadinha” em seu nome hoje? Isso mesmo. Já monitorou o que andam falando sobre você na Internet? Uma pesquisa divulgada no ano passado apontou que 4 em cada dez adultos que buscam nomes próprios em ferramentas de busca (como o Google e o Yahoo!) querem mesmo é saber quão populares são na rede mundial de computadores.

Além de matar a curiosidade, checar por onde o seu nome, blog ou conteúdo circula na Internet é importante para garantir a boa reputação na hora de procurar um novo emprego ou apresentar-se para uma empresa, por exemplo.

Indicativos mostram que 25% da área de recursos humanos das empresas do mundo vão até a Internet para pesquisar informações sobre os candidatos. “Se alguém está procurando um emprego na área de educação infantil, não pode ter seu nome associado a reclamações do tipo”, exemplifica Vivian Pecino, coordenadora da agência digital Enken, que oferece serviços de monitoramento de marcas para empresas.

E acompanhar de perto sua reputação na Web não é uma tarefa tão complicada quanto parece. A própria rede oferece uma lista de sites e serviços que entregam todos os locais onde o seu nome aparece, direto no e-mail. Basta acessá-los uma vez (pelo menos a maioria deles), cadastrar-se e aguardar as informações.

Uma das ferramentas mais simples para “se encontrar” na Internet é o Google Alerts, do próprio Google. Simples de usar, basta acessar a página do serviço, digitar a palavra a ser monitorada (seu nome) e determinar onde (notícias, vídeos, grupos) e com que frequência a checagem deve ser feita.

Sempre que o seu nome, por exemplo, for citado na Internet, o sistema enviará um alerta para o e-mail cadastrado com a descrição e o link do site, blog ou vídeo onde a palavra-chave foi mencionada. O único problema do Google Alerts é que ele não é instantâneo. A checagem demora algum tempo e é bem provável que você só saberá por onde anda o seu nome na rede com atraso de um dia.

Outra opção é o SocialMention que varre oito categorias diferentes de notícias (entre elas blogs, comentários, imagens e notícias), mas não oferece a opção de a busca ser enviada para o seu email. Para acompanhar tudo de perto, é preciso criar um feed RSS com a palavra-chave que você escolheu.

Os passos para a criação do feed são bem fáceis: escolha a opção “Subscribe to RSS”, que fica do lado superior direito da página, e copie o endereço para um agregador de feeds —da mesma maneira que é feita com notícias comuns.

Outro serviço semelhante, que traz a opção de acompanhar onde seu nome circula usando RSS, é o Keotag. O resultado do monitoramento é bem satisfatório (até melhor que o SocialMention), mas traz um problema: das 17 opções para localização, 8 delas não são muito divulgadas no Brasil. É o caso do Reddit e o Blinklist, sites que agregam notícias de todos os tipos indicadas pelos internautas. No entanto, é possível saber onde o seu nome é mencionado no Google, Twitter, Yahoo e YouTube.

Fonte: UOL Tecnologia

Sobre o blog

Este Blog tem o objetivo de divulgar as novidades da WebinHost e compartilhar notícias sobre hosting, servidores, empreendedorismo e todo universo tecnológico.

Arquivos

Comente via Facebook
Sem Comentários
 

Deixe uma resposta