A importancia de gerar seu proprio Fullbackup

Sem Comentários

 Muitas pessoas não sabem ou nao conhecem mais o proprio painel de controle de seus sites o Cpanel, o mesmo, já bem com uma ferramenta propria para gerar o backup de seus sites, esta ferramenta é importantissima, pois independente dos Backups gerados automaticamente pornossos servidores ou da WebinHost, é sempre bom gerar seus proprios backups, é sempre importante o cliente ter os dados de seu site guardados, por isso recomendamos que ao menos uma vez por mês (ideal uma vez por semana)  Gere um backup de seu site e guarde no seu computador.

Todos os nossos clientes LINUX tem o Cpanel como seu painel de controle de seu site, e por ele mesmo pode gerar quantos backups desejar (ideal um por semana). Veja como prosseguir para cada uma delas:

 

A- Primeiramente, logue-se em seu painel usando o endereço www.seusite.com.br/cpanel (os dados de acesso foram enviados junto com o e-mail de boas vindas a WebinHost).

Uma vez logado dentro do Cpanel, procure a opção Backup:

01g

B- A área de Backups se divide nas seguintes opções:


02g

 
01FULL BACKUP

Clicando no link Generate/Download a Full Backup, o Cpanel irá gerar um Backup completo de tudo que houver em sua conta, incluindo arquivos, banco de dados, configurações de emmails, logs de acesso, etc. Enfim, o site inteiro será compactado em um único arquivo “.tar.gz” e poderá ser alocado em partes específicas de sua conta para ser baixado ou transferido integralmente pra outro servidor. A opção padrão Home Directory faz com que o arquivo fique na raíz da sua conta, acima da pasta “public_html”.

02 – HOME DIRECTORY

Clicando no link Download a home directory Backup, todo o conteúdo de sua pasta “public_html” será baixado. Lembrando que neste caso, apenas os arquivos comuns do seu site estarão presentes, nada de Banco de Dados ou outras configurações.

03 – DOWNLOAD A MYSQL DATABASE BACKUP

Abaixo desta opção estará sendo exibida a lista de seus Bancos de Dados atuais. Basta clicar em um deles para iniciar o backup.

04DOWNLOAD EMAIL DOMAIN FORWARDER OR FILTER BACKUP

Aqui temos duas opções:
Aliases – Inicia o download de suas contas de email.
Filters – Inicia o downoload de suas configurações de filtros para email.

05 – RESTORE A HOME DIRECTORY BACKUP

Se você criou um backup da opção “home directory”, aqui é possível restaura-la.

06 – RESTORE A MYSQL DATABASE

Mesma regra da opção acima, só que para os Banco de Dados.

07 – RESTORE AN EMAIL DOMAIN FORWARDER/FILTER

Por último, a opção de se restaurar backups das configurações de emails.

C – Geração do Backup:

Aqui no caso, é simples, basta clicar em Gerar fullbackup, aguardar a finalização e o mesmo proporcionará um link para você baixar o mesmo para seu computador. Lembrando que neste procedimento a geração do backup é em “FULL BACKUP” o seja, TODO o conteudo de seu site é salvo, desde o (os) banco de dados, contas de e-mails e todo o conteúdo do mesmo.

backup-hd

Agora e só guardar em segurança. Lembrando que o ideal é fazer este procedimento ao menos uma vez por semana.

Obs.: Por questões de segurança e política de recursos de sistema, a nossa empresa só libera geração de fullbackups nos seguintes horários 00:01 (meia noite) até: 05:00 da manha, com isto, o ícone Backups só ficara visível neste horário

Sobre o blog

Este Blog tem o objetivo de divulgar as novidades da WebinHost e compartilhar notícias sobre hosting, servidores, empreendedorismo e todo universo tecnológico.

Arquivos

Comente via Facebook
Sem Comentários
 

Deixe um Comentário

Digite o código. (obrigatório)