Romper o lacre de um PC quebra a garantia?

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Nem sempre o rompimento do lacre implica quebra da garantia do produto. Conheça o procedimento mais adequado antes de romper o selo de garantia do seu computador e saiba seus direitos.

Embora a resposta pereça óbvia, muitos não sabem como proceder e quais seus direitos diante do lacre de garantia. Enquanto alguns usuários deixam de aproveitar a garantia que lhes é direito, outros negam a manutenção do seu computador por causa de um adesivo sem valor. Diante dos mais diferentes casos, como saber se a garantia do seu aparelho eletrônico depende da integridade do lacre e o que fazer para não se prender a ele?

Não mexa se você não sabe o que está fazendo

Antes de tudo, se você não possui mais informações sobre a garantia do produto, não rompa o lacre! Todo dono de equipamento novo ou aparelho que passou por algum serviço autorizado precisa certificar-se que suas condições ideais foram respeitadas. Embora seja um tanto antigo, o lacre de garantia é atualmente o método mais empregado.

 

Se não fosse por ele, qualquer um poderia mexer indevidamente no desktop ou no notebook, induzir a máquina a falhas e depois ainda recorrer à garantia do produto. Por outro lado, o lacre também assegura o comprador de que seu aparelho veio intacto de sua montadora. Assim temos a certeza que nenhum espertinho fez qualquer alteração no produto antes que ele chegasse às nossas mãos.

Sempre que você encontrar o lacre de garantia em seu computador, por precaução, evite mexer nele sem que haja necessidade. Tomar cuidado na limpeza e manuseio do eletrônico também é importante, pois um descuido pode fazer com que seu eletrônico se torne “alterado” diante das especificações de garantia.

Quando o lacre é uma garantia?

Nem todo adesivo colado em seu gabinete é sinônimo de garantia, seu primeiro passo é dar uma boa olhada no certificado dela. Segundo a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor do Paraná, PROCON-PR, um selo de garantia só tem valor caso esteja descrito em seu manual com o mesmo nome do fabricante. Se nada for citado, então o selo que você encontrou não passa de um adesivo sem qualquer importância.

Possuir o selo intacto em seu computador também não representa garantia alguma. Garantir o lacre inviolado é somente uma das condições ideais de uso do produto, todas elas devem ser respeitadas para que o usuário tenha direito à cobertura. Caso qualquer um dos termos tenha sido desrespeitado ou o prazo de garantia tenha se excedido, então o lacre não tem mais valor.

Entre montadoras de computador, cada empresa adota um sistema diferente para a garantia do produto. Embora um determinado componente possa ter cobertura de fábrica de dois anos, se a montadora optar, o computador como um todo pode ter garantia de seis meses. O dono do aparelho precisa respeitar os termos finais de garantia, explica o PROCON-PR.

E se eu precisar abrir a máquina?

Se você conferiu no certificado de garantia que a integridade do selo precisa ser respeitada e mesmo assim sua máquina precisa ser submetida a reparos, antes de abri-la procure entrar em contato com seu fabricante.

Quando você pretende trocar algum componente ou realizar um upgrade, a montadora precisa prever uma condição para que a garantia não seja encerrada com isso. Afinal, é um direito do consumidor fazer uso integral daquilo que adquiriu.

Quando contatadas, algumas montadoras optam por lhe enviar uma carta que descreve o motivo e o procedimento do serviço adotado. Se o usuário precisar fazer uso da garantia depois disso, esta deve ser apresentada junto à máquina com selo violado. Desde que a máquina não venha a apresentar defeitos por conta da manutenção mal sucedida, a garantia segue sem quebras.

Por exemplo, ao invés de impor um lacre de segurança, a DELL cria um documento com informações de série de todos os componentes do computador. Assim o usuário tem liberdade total de fazer alterações sem que isso quebre a garantia do seu produto. A empresa cobre somente os componentes originais caso nenhuma alteração feita tenha resultado na falha do equipamento.

 

Cuidados na hora da compra

Ao comprar produtos que ainda estão dentro da garantia, sejam usados ou novos, verifique se o produto ainda possui o lacre inviolado. Além de segurança contra eventuais problemas que o aparelho possa apresentar, dessa maneira o comprador tem a certeza de que nada foi alterado no interior do aparelho.

Atente-se para selos em locais pouco visíveis ou alterações na integridade do lacre, na dúvida, contate algum técnico. Já se você é quem está vendendo um aparelho ainda na garantia e com o lacre inviolado, use isso ao seu favor. Mas se a máquina já passou por alguma manutenção, deixe isso claro para o comprador e evite mal entendidos.

É direito do usuário

De acordo com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, IDEC, as empresas têm direito de se precaver contra abusos do comprador, mas o usuário pode usufruir integralmente do produto que comprou. Exigir que o cliente faça manutenções e upgrades somente em assistências autorizadas caracteriza o caso da venda casada.

Por mais que o lacre tenha sido violado sem o consentimento da montadora, o dono do equipamento ainda pode brigar judicialmente pela garantia. Mas esteja certo antes de fazer isso, assim você perde o apoio do PROCON e certamente terá muito mais trabalho para exigir a garantia que lhe é direito.

Antes de violar o lacre…

•Evite violar o lacre sem que haja real necessidade e procure soluções alternativas para seu caso;
•Certifique-se da existência de um selo de garantia descrito no certificado do produto e se removê-lo implica quebra de garantia;
•Entre em contato com um representante do produto na sua região e informe-se quanto ao procedimento mais adequado;
•Se o produto manteve-se em suas condições ideais de uso e apresentou problemas dentro do prazo de garantia, faça valer seus direitos.

Muitos usuários já se sentiram lesados perante a questão do lacre de garantia. Você já passou por algum caso assim? Não deixe de expor sua opinião.

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