#04 – Tornando o seu VPS ou Dedicado seguro: Instalando antivírus ClamAV

5 Comentários

Ainda não acabou por aqui, dando continuidade a nossa série Como tornar o seu VPS ou Dedicado seguro estaremos instalando o plugin obrigatório para servidores de hospedagem cPanel/WHM, você verá a importância dele conforme o decorrer dos artigos desta série, estamos falando do plugin de antivírus ClamAV.

O ClamAV é um antivírus gratuito para sistemas Linux, sob a licença GPL. Foi desenhado para detectar cavalos de troia, vírus, malwares e qualquer outro tipo de ameaças para o sistema. Utilizando um sistema mutli-threaded para varreduras é considerado a solução com melhor desempenho e mais inteligente para o serviço desempenhado.

ClamAV

Para servidores com cPanel/WHM não é necessário realizarmos o acesso via SSH ao servidor para instalarmos o ClamAV, pois o painel de revendedor (WHM) oferece já esta função, lembrando que apenas ao usuário root do servidor. O usuário (cPanel – conta de hospedagem) possui um ícone em seu painel para realizar varreduras em todo o seu diretório, caixa de e-mails e alguns outros.

Primeiramente para realizarmos a instalação do ClamAV devemos acessar o painel WHM de nosso servidor com usuário e senha definidos para o usuário root do servidor. Já logado em seu WHM com o usuário root, vá no menu “cPanel” e após clique no submenu “Manage Plugins“.

Instalando antivírus ClamAV 01

Na tela que se abrir, selecione a caixa “Install and keep updated” e em seguida clique em “Save“, aguarde a instalação. Após ter sido realizada a instalação do ClamAV no servidor, você verá o ícone do mesmo nas contas de hospedagem do servidor e um submenu para um gerenciamento básico do mesmo no menu “Plugins” no WHM, onde você poderá selecionar as opções de varredura padrão para todos os usuários do servidor e gerenciar se determinadas contas possuíram ou não o ClamAV e quais tipos de varreduras estarão permitidas para determinadas contas.

Instalando antivírus ClamAV 02

Instalando antivírus ClamAV 03

Pronto! O ClamAV já está instalado e devidamente configurado.

Lembramos que a varredura é feita de forma individual nas contas, se feitas pelo cPanel e que não é possível realizar a varredura via WHM. Caso você administrador queira realizar varreduras em todo o servidor ou em determinados diretórios é necessário que acesse o seu servidor via SSH com o usuário root e execute o comando abaixo:

freshclam – Atualiza o banco de dados do antivírus
clamav -ri /home – Executa uma verificação em todo o diretório “home” e imprime os resultados

Outros comandos podem ser visualizados na documentação oficial do antivírus, que pode ser acessada clicando aqui.

Acompanhe a série Tornando o seu VPS ou Dedicado seguro
» Tornando o seu VPS ou Dedicado seguro
» #01 – Tornando o seu VPS ou Dedicado seguro: Instalando visualizador de logs
» #02 – Tornando o seu VPS ou Dedicado seguro: Instalando gerenciador de e-mails (CMM)
» #03 – Tornando o seu VPS ou Dedicado seguro: Instalando gerenciador de e-mails – Parte II (CMQ)
» #04 – Tornando o seu VPS ou Dedicado seguro: Instalando antivírus ClamAV
» #05 – Tornando o seu VPS ou Dedicado seguro: Instalando ModSecurity
» #06 – Tornando o seu VPS ou Dedicado seguro: Instalando gerenciador ModSecurity (CMC)
» #07 – Tornando o seu VPS ou Dedicado seguro: Instalando ConfigServer Security & Firewall (CSF)
» #08 – Tornando o seu VPS ou Dedicado seguro: Alterando Porta SSH
» #09 – Tornando o seu VPS ou Dedicado seguro: Desabilitando funções do PHP

Rayonni Teixeira - Gerente de Contas & Suporte Sênior III

Sobre o blog

Este Blog tem o objetivo de divulgar as novidades da WebinHost e compartilhar notícias sobre hosting, servidores, empreendedorismo e todo universo tecnológico.

Arquivos

Comente via Facebook
5 Comentários
 

Deixe uma resposta