Quais os Itens Básicos Necessários para Ter um Site?

Sem Comentários

webdesign Este artigo é voltado para aqueles clientes iniciantes, que não entendem nada sobre sites, mas desejam criar um site.

Temos recebido várias inscrições de clientes que contratam um plano de hospedagem sem um registro de domínio, ou um registro de domínio sem um plano de hospedagem e querem ter seu site no ar somente com o que contrataram.

Sentimos então a necessidade de esclarecer ao máximo quais os itens básicos e necessários para que se tenha um site no ar.

Para ter um site na Internet você precisa obrigatoriamente :

  • Ter um domínio registrado para o seu site;
  • Criar as páginas do seu site;
  • Hospedar seu site em um provedor de hospedagem.

1- Domínio do seu site

De um modo simplificado podemos descrever um domínio como sendo o endereço do seu site.
Por exemplo, no endereço “www.webinhost.com.br”, “webinhost.com.br” é o domínio.

O domínio do seu site também está presente em seu email. Por exemplo, no email “seu-email@webinhost.com.br”, a parte antes do “@” (seu-email) é o nome da caixa postal de email, e a parte após o “@” (webinhost.com.br) é o domínio deste email.

Para possuir um domínio você deve registrá-lo, ou seja, deve escolher um endereço e pagar para ter o direito de usar este endereço.

O registro de domínios é gerenciado por algumas empresas e e

ntidades responsáveis por este serviço na Internet, que cobram taxas anuais pela manutenção do registro dos domínios. Assim, a validade do registro de um domínio é de um ano, e deve ser renovada a cada ano, antes do seu vencimento. Um domínio não renovado torna-se disponível para registros. Desta forma qualquer outra pessoa poderá registrá-lo novamente e você perderá a propriedade do domínio.

O processo de registro de um domínio envolve diversas questões técnicas, tornando-se um processo não tão acessível para as pessoas que não estão familiarizadas com as tecnologias envolvidas.

A Zooming oferece o serviço de registro de domínios para seus clientes. Fazemos todo o procedimento técnico e burocrático de registrar e gerenciar domínios nacionais e internacionais para que você não tenha que se preocupar com este assunto.

Caso queira conhecer melhor este assunto, leia nossa série de artigos:

O que é Endereço IP?

Como funciona o DNS

Como funciona o Registro de Domínios

2- Páginas do seu site

Além de registrar o domínio do seu site, você deve criar também suas páginas. Estas páginas vão conter o texto e as fotos que você deseja publicar na Internet.

Uma página de site deve ser escrita em uma linguagem própria, chamada HTML. A linguagem HTML é uma formatação padronizada de textos, que além do texto de conteúdo, inclui também instruções para que os navegadores, como o Internet Explorer e o Fire Fox, montem a página. Com esta linguagem você pode formatar o texto alterando sua cor, seu tamanho, sua posição, pode inserir imagens e tabelas no texto, etc.

Front entrance to building 17 on the main camp...
Image via Wikipedia

Você pode criar suas páginas em vários editores de textos, como o Word, Notepad, etc, desde que você saiba como fazer isso e como fazer seu programa salvar suas páginas no formato HTML. Existem também diversos programas especializados para a construção de páginas de sites. Entre os mais famosos estão o DreamWeaver, da Macromedia, e o FrontPage, da Microsoft.

Existem ainda programas que gerenciam conteúdos para criação das páginas, como por exemplo o Joomla, o Mambo, o Drupal, o Xoops , etc, ou até mesmo o WordPress, que é mais voltado para blogs, mas com o qual você também consegue criar o seu site.

A criação de sites com design mais elaborado geralmente é feita por profissionai

s e empresas do ramo. Estes profissionais e empresas atuam numa área chamada de WebDesign. Projetos de criação de sites geralmente custam muito caro e demoram para ser concluídos.

A WebinHost oferece uma ferramenta, chamada Construtor de Sites, com a qual nossos clientes podem construir sozinhos suas páginas, utilizando somente alguns cliques do mouse e digitação de textos, e com o mínimo de conhecimentos técnicos para isto.

A WebinHost não faz o desenvolvimento de sites, no lugar disto oferecemos o Construtor de Sites para que nossos clientes possam fazer seu sites sozinhos.

3- Hospedagem de seu site

Com seu domínio registrado e suas páginas prontas, você ainda precisa de um provedor para hospedar seu site.

Um provedor de hospedagem, como a WebinHost, é uma empresa que oferece a infraestrutura necessária para que seu site fique publicado na Internet.

O provedor de hospedagem mantém seu site configurado em computadores servidores, que ficam sempre ligados à Internet por conexões permanentes de alta velocidade, e que possuem configurações de hardware e programas complexos específicos para esta atividade.

Quando você escolhe um plano de hospedagem, está na verdade escolhendo quais os limites de recursos que você quer utilizar nos servidores do provedor de hospedagem.

Entre estes recursos, você vai escolher qual o espaço em disco que deseja para armazer suas páginas e arquivos, quantas caixas postais de email deseja, qual o volume de tráfego que seu site vai gerar em um mês, etc.

A WebinHost oferece diversos planos de hospedagem, deste planos bem baratos, destinados a clientes com sites pequenos ou em lançamento, até planos de grande volume e de revenda.

Concluindo, estes são os itens básicos de que você precisa para ter seu site no ar. Então, se você está interessado em criar um site pessoal ou para sua empresa, igreja, festa ou  comunidade, perceba que não é tão complicado assim! Não deixe de consultar nossos planos de hospedagem de sites e escolha o que melhor se adapta às suas necessidades!

Sobre o blog

Este Blog tem o objetivo de divulgar as novidades da WebinHost e compartilhar notícias sobre hosting, servidores, empreendedorismo e todo universo tecnológico.

Arquivos

Comente via Facebook
Sem Comentários
 

Deixe um Comentário

Digite o código. (obrigatório)