Adicionando um favicon ao seu site

Sem Comentários

Um favicon é um ícone personalizado que aparece perto da barra de endereço do seu navegador. Também são visíveis na sua lista de sites marcados como favoritos e em abas do navegador. Estes ícones tem um tamanho médio de 16×16 pixels.

Exemplo:

Adicionar um ao seu site é simples, mas porque usar um? Simplemente, porque este tipo de ícone personalizado fornece uma identificação visual instântanea do seu site.

Compatibilidade

Alguns navegadores são bem tolerantes quando a extensão do favicon. Alguns são amigáveis a GIFs animados, JPG e PNG. Confira na tabela abaixo.

Criando um favicon

Se você já possuir um arquivo nas dimensões exatas mencionadas (16×16) e com a extensão necessária (veja a tabela acima), basta pular para próxima etapa. Se não possuir, visite alguns dos sites abaixo, pois eles convertem arquivos de imagens para o formato que precisamos:

 

Colocando o código no site

Por padrão, a maioria dos navegadores procura automaticamente por um arquivo chamado favicon.ico na raiz do seu site. Portanto, você pode somente enviar o arquivo e pronto. Porém, para assegurar compatibilidade com qualquer navegador vamos informar o código correto.

 

<link rel="shortcut icon" href="http://www.exemplo.com.br/icone.ico" />

O código cima deve ser inserido nas suas páginas antes do fechamento da tag <head>:

 

<html> <head> <link rel="shortcut icon" href="http://www.exemplo.com.br/icone.ico" /> </head>

O meu favicon não aparece?

Pode ser que você tenha que limpar o cache do seu navegador e atualizar a página algumas vezes para que o ícone que você inseriu fique visível para você. Certifique-se de ter colocado o código na parte correta (você pode visualizar o código-fonte da página pressionando CTRL + U) e que o endereço para a imagem esteja certo.

Sobre o blog

Este Blog tem o objetivo de divulgar as novidades da WebinHost e compartilhar notícias sobre hosting, servidores, empreendedorismo e todo universo tecnológico.

Arquivos

Comente via Facebook
Sem Comentários
 

Deixe uma resposta