Dicas de recursos do painel de seu site (Cpanel)

Sem Comentários
 
 
O CPanel (Painel de Controle) é um completo serviço de informações e aplicações, para que possa usufruir ao máximo dos recursos do seu espaço em nossos servidores.

 

Primeiro passo: LOGIN E SENHA

Para acessar o CPanel, digite o endereço de seu site, mais a palavra cpanel (exemplo: www.webinhost.com.br/cpanel).

Antes de carregar a página, o browser abrirá uma janela, onde você deverá digitar o login e senha que lhe foram enviados por e-mail.

 

Segundo passo: Identificação dos recursos

Ao entrar no CPanel, você terá contato com diversas informações importantes sobre seu uso da hospedagem, além dos recursos de manutenção para seu site. Na saudação de boas-vindas, o CPanel apresenta o IP que você está utilizando para se conectar, e lhe oferece a opção de configurar seu e-mail, para receber informações importantes sempre que necessário;

Nas informações da conta, você pode ter um controle da utilização do espaço assinado, do tráfego de acesso e transferência mensal, assim como contas de e-mail e FTP;

Nas informações do servidor, você obtém informações técnicas sobre a plataforma utilizada e sobre as versões dos módulos de programação instalados.

OS RECURSOS DO CPANEL

Gerenciador de E-mails
Possui um completo jogo de ferramentas para você configurar e gerenciar suas contas de e-mail, tanto via Web (webmail) quanto caixas de correio, como o Eudora ou Outlook Express.

 

Webmail
Oferece três provedores de webmail, para que o usuário opte pelo que lhe for mais prático.

 

Alterar Senha
Serve para que você mude sua senha periodicamente, para preservar a segurança de uso e evitar que invasores se apropriem de seu acesso.

 

Gerenciador de FTP
Através dele, você irá criar suas contas de FTP, configurar FTP Anônimo e controlar as sessões abertas.

 

Gerenciador de Arquivos
Se você não sabe utilizar programas gerenciadores de FTP, o Gerenciador de Arquivos (File Manager) é uma solução prática e eficiente: você pode navegar entre os diretórios de seu espaço de hospedagem, criar novas pastas, novos arquivos, realizar transferências destes arquivos entre os diretórios existentes e até mesmo jogá-los para uma lixeira, ao estilo do Windows. (Tome cuidado em deletar pastas)

 

Espaço Utilizado
Este recurso permite que você visualize o espaço utilizado por cada um dos diretórios e subdiretórios utilizados para o funcionamento da hospedagem de seu site. Há a opção de apagar o cache de utilização de páginas, mas recomendamos utilizar com cautela, para não acabar limpando diretórios ou arquivos importantes.

 

Backup
O servidor onde seu site está hospedado realiza backups periódicos, permitindo que você não perca seus dados em caso de alguma falha do sistema. O Backup do CPanel restaura o diretório HOME, seu banco de dados e filtros/aliases previamente configurados, assim como permite que você baixe cópias destes arquivos para sua máquina.

 

Diretórios Protegidos
Um recurso que poucos serviços de hospedagem oferecem – proteger determinados diretórios de seu site, e permitir acesso via login e senha específicos.

 

Páginas de Erro
Outro recurso bastante interessante de ser utilizado em seu site – permite que você customize as páginas de erro padrões da Web (ex.: 401 – Authorization Required, 404 – Wrong Page), dessa forma quando um usuário clicar em um link desativado, ou que ele não tiver autorização para acessar, será exibida a página que você criar.

 

Subdomínios
Serve para que você crie subdomínios relacionados ao seu domínio principal, e configurar a forma de redirecionamento. Esteja atento que os subdomínios precisam das configurações de DNS para funcionar: elas são automaticamente configuradas quando se cria um subdomínio, porém ele pode não funcionar imediatamente, neste caso você deverá aguardar algumas horas até que ele funcione.

 

Banco de Dados MySQL
Se você possui conhecimento da ferramenta, terá total controle administrativo sobre as tabelas que criar – o MySQL via CPanel permite que você gerencie as formas de acesso remoto, permissões de acesso, e altere os dados dos bancos criados, assim como visualizar os usuários com permissão em cada um deles, e as instruções para efetuar conexão via programação PERL ou PHP.

 

Redirecionamentos
Caso queira criar DNS para diretórios específicos do site, poderá redirecionar o acesso a eles através deste recurso. Note que o formato do redirecionamento é diferente da criação de subdomínios – você estará utilizando um novo DNS para acessar diretamente um diretório contido no DNS principal, no outro sistema o endereço é subordinado ao DNS principal e você não precisa criar um novo registro.

 

Extensões FrontPage
Servem essencialmente aos usuários que estão acostumados a utilizar o Microsoft FrontPage. Mas atenção: Não instale essas extensões FrontPage, caso você não vá utilizar o software Microsoft Frontpage para publicar o seu site – todos os arquivos .htaccess serão perdidos, e todos os diretórios protegidos pelo CPanel terão suas configurações perdidas.

 

Estatísticas de Acesso
Um completo serviço de estatísticas de seu site – visitas, tipos de arquivos acessados, tráfego de acesso, sistema operacional dos visitantes, formas encontradas pelos usuários de localizar via páginas de busca, etc.

 

Logs de Erro
São Logs de página e imagens inexistentes, e erros em scripts. É um excelente recurso para descobrir problemas em seus scripts escritos em CGI.

 

Cadastro em Buscas
Uma forma rápida e barata de cadastrar seu site em múltiplas páginas de busca, simultâneamente. O CPanel cadastra no Alltheweb, Directhit, Google, Hotbot, Lycos e Mixcat, bastando preencher corretamente os campos que são solicitados e escolher as categorias mais adequadas, para facilitar a pesquisa. (procure fornecer um e-mail gratuito).

 

Chatroom
Bater papo em seu site – é o que espera por você neste recurso do CPanel. Ele disponibiliza um script de atalho para sua sala de chat, para ser colocado em qualquer página de seu site que desejar. Há também a opção de utilizar um chat em Java Applet, bastando copiar para seu browser o endereço fornecido na página.

 

PhpMyChat
Um chat prontinho e auto-configurável – uma outra opção disponível no CPanel. Este, porém, exige que você escolha um nome de sala (que será o nome do diretório) e o sistema criará automaticamente um banco de dados MySQL específico para a sala. Não esqueça de que é preciso haver um usuário administrativo, para mediar o uso e tráfego de internautas em seu chat e assim preservar as condições de uso de hospedagem previstas em contrato.

 

Fórum
O CPanel também dispõe de Fórum auto-configurável como o recurso de chat visto acima. O Fórum serve para levantar questionamentos, esclarecer dúvidas e deixar recados, como um banco de dados de mensagens disponível a qualquer usuário autorizado.

 

Central CGI
Um arsenal de scripts já instalados em sua conta e que podem ser utilizados prontamente – HTML Randômico, livro de visitas, contador de visitas, relógio, formulário, etc.

 

Agora Shopping Cart
O Agora Shopping Cart é outro sistema de comércio eletrônico gratuito.

 

Como destaque recomendamos o uso de nosso sistema e instalador automático de scripts o softaculous, são mais de 145 scripts prontos para uso, bastando só alguns simples cliques e já instala automaticamente no seu site.

 

Sobre o blog

Este Blog tem o objetivo de divulgar as novidades da WebinHost e compartilhar notícias sobre hosting, servidores, empreendedorismo e todo universo tecnológico.

Arquivos

Comente via Facebook
Sem Comentários
 

Deixe uma resposta