Como enviar arquivos via FTP para seu site?

Sem Comentários

Como enviar arquivos por FTP?

Para gerenciar todo envio e recebimento de arquivos diretamente nos servidores da WebinHost, você deverá fazer uso de um programa de FTP.

Recomendamos o uso do WS-FTP, é simples de usar e gratuito. Se tiver problemas para fazer o download nos informe.
Arquivo para download, clique aqui!

WS-FTP95 LE é um excelente cliente FTP que traz muitas ferramentas e facilidades para ajuda o usuário na hora de editar sites e arquivos na Web. Além de ser extremamente leve, o programa possui uma interface limpa e organizada, ideal para quem gosta de praticidade e rapidez.

Conexão com o servidor

Terminado a instalação é hora de usar o programa. A tela principal é dividida em duas colunas, a do lado esquerdo, na qual estão os arquivos de seu computador, e a do lado direito, na qual aparecem os arquivos do site. Cada tela possui uma barra de ferramentas com botões de atalho para facilitar na transferência e edição dos sites.

  1. Para dar início à transferência dos dados é necessário conectar-se com o serviço de hospedagem do seu site. Para isto, preencha os campos Host Name/Address com o nome do seu domínio. No campo User ID coloque o nome do login ou usuário administrador que lhe foi infomado pela WebinHost. No campo Password, digite sua senha de acesso, de preferência, deixe a senha salva, para isso selecione a opção Save Pwd e clique em OK.

Interface do programa

  1. Aqui você tem a tela de status. Os textos são emitidos pelo servidor. Ela te manterá informado durante o envio e recepção de arquivos, além de informar sobre a conexão e desconexão.
Tela de Status
  1. Essa tela é ativada quando você está conectado. Nela você poderá visualizar os arquivos e diretórios raiz, que estão no seu servidor. Verifique qual é a plataforma que seu site será hospedado, pois servidor linux e windows usam diferentes pastas de publicação, se for hospedado em servidor Linux deverá enviar todos seus arquivos para dentro da pasta Public html, se for servidor Windows deverá enviar os arquivos para dentro da pasta httpdocs. Será dentro destes locais onde você colocará suas páginas, imagens, etc. Clique duas vezes na flechinha verde que você vê nessa tela para chegar ao diretório raiz do seu servidor de hospedagem. Você saberá que está lá porque poderá visualizar os diretórios: certs, logs, users e web. Suas páginas ficarão dentro do diretório /web.
Tela de arquivos do servidor
  1. Aqui você visualiza os arquivos e diretórios do seu computador. Normalmente você vai visualizar os arquivos do programa de FTP. Clique sobre a flechinha verde para poder retornar ao diretório anterior e dessa forma você conseguirá ver os diretórios do seu computador. Navegue neste diretórios até o local onde estão as páginas e arquivos do seu site.
Tela de arquivos do seu computador
  1. Onde está o número 4 na figura anterior existem dois botões, um para enviar e outro para baixar  os arquivos do servidor para seu PC. Basta selecionar o arquivo e clicar na ação desejada.
Botões de download e upload
  1. Você poderá selecionar o modo de envio de arquivos que vai depender do tipo de arquivo a ser enviado. Arquivos que tenham conteúdo texto como páginas html, txt e programas de cgi feitos em perl, devem ser enviados na modalidade texto ou ASCII. Para arquivos não-texto como os binários, do tipo: zip, exe,doc, jpg, gif, ou todos aqueles que não sejam arquivos texto, devem ser enviados na modalidade binária ou binary. O modo automático você pode programar para que ele identifique automaticamente os arquivos texto e assim bastará sempre usar a opção automática. Para configurar isso, entre em OPTIONS -> EXTENSIONS. Você poderá ver que os arquivos .htm, .txt, .html e outros já são reconhecidos. Você pode adicionar outros como .pl, .cgi, .php, .shtml, etc.
Tipos de arquivo
  1. Mudando Permissões ( atributos ): Muitas vezes você irá precisar modificar as permissões de acesso de arquivos ou diretórios. Isso será comum se você pretende instalar CGI ou lidar com programas do tipo, que irão rodar no servidor. Você pode mudar estas permissões clicando sobre o arquivo no servidor com o botão direito e clicando na opção “chmod (UNIX)”. No caso de CGIs, eles só irão funcionar se você mudar estas permissões.
Tela de permissões
  1. Apagando e Renomeando arquivos e diretórios: Para remover um arquivo, selecione o arquivo do servidor e pressione a tecla “delete”. Para renomear, pressione “F2”.
Deletar arquivos
  1. Atenção para o nome dos arquivos: O primeiro arquivo do seu site ou de um diretório deve sempre se chamar index.htm ou index.html. Este sempre será o primeiro arquivo a ser aberto. Outro ponto fundamental é que letras maiúsculas são diferentes de letras minúsculas. Para o servidor o arquivo index.HTM é totalmente diferente do arquivo index.htm. Para evitar falhas, dê preferência a letras minúsculas ao renomear qualquer arquivo.

Sobre o blog

Este Blog tem o objetivo de divulgar as novidades da WebinHost e compartilhar notícias sobre hosting, servidores, empreendedorismo e todo universo tecnológico.

Arquivos

Comente via Facebook
Sem Comentários
 

Deixe uma resposta