10 dicas legais sobre registro de domínios

Sem Comentários

1) Se você registrar um domínio  .com  procure  também  registrar  o mesmo nome com a extensão .com.br.  Isso  evita  o  erro  comum dos seus visitantes em digitar o .com.br  como  é  padrão para a maioria dos internautas.  Se  você possui apenas o .com certamente perderá muitas visitas e se é um prestador de serviços perderá muito no quesito credibilidade por não ter um .com.br.
 
 2)  De  preferência escolha um nome simples com apenas uma palavra. Se precisar  juntar  palavras evite utilizar mais de duas palavras. Evite utilizar o hífen para separar uma palavra da outra, isso evita erros de  digitação.  Também não use palavras em que 2 vogais se unem, exemplo: aguaazul.com.br, arvoreeramos.com.br.
 
 3) Evite utilizar nomes em inglês ou qualquer nome que tenha escrita ou memorização difícil. Não utilize palavras que possam gerar dúvidas na hora da escrita ou até mesmo na hora de você falar o nome.
 
 4) Evite utilizar palavras que tenham ç ou ã. Os domínios com acentuação já estão disponíveis mas ainda não são populares e neste momento geram mais confusão do que benefício.  
 
 5)  Lembre-se que um  domínio  pode ter no mínimo 2 letras e no máximo 26, e ainda que, um domínio não pode ser composto apenas de números.
 
 6)  Lembre-se que penas  empresas  que  possuem CNPJ (antigo CGC) podem registrar  domínios .com.br.  Se  você  não  tem uma empresa aberta avalie bem se precisa registrar um domínio .com.br – Se sim, pergunte a um amigo ou parente empresário se pode registrar o domínio em nome da empresa dele, mas escolha uma pessoa de confiança, pois uma vez registrado e atrelado ao CNPJ de tal empresa, na prática o domínio pertencerá à empresa e somente ela poderá posteriormente transferir para você ( caso venha a abrir uma empresa ).
 
 7)  Você  só  pode registrar um domínio se já existir na Internet pelo menos dois servidores de DNS que possam se responsabilizar por ele. É por isso que você precisa dos serviços de uma empresa de hospedagem. A empresa irá lhe informar estes 2 endereços, algo do tipo: ns1.mebserver.com.br e ns2.mebserver.com.br – quando lhe informarem isto, significa que a conta já foi criada no servidor, e então poderá efetuar o registro.
 
 8 )  Para  evitar  problemas  na  justiça  não registre nomes de marcas notórias  e de  empresas conhecidas. Se o nome cocacola.com.br ainda não estivesse  registrado pela própria Coca-Cola seria bom não registrar o mesmo  para  evitar  problemas  judiciais  de  uso  indevido  de marca registrada. Fique atento também a questões de semelhança e fonética, registrar um domínio como por exemplo: gugol.com.br pode ser considerado semelhança fonética e você certamente terá problemas.
 
 9) Se ao tentar pensar em um domínio, você verificou que o mesmo já se encontra registrado, a melhor saída é pensar em outro nome. Todo o processo judicial para obter um dominio já registrado é bastante complicado e custoso, só se envolva nisto se tiver “bala” para a briga.
 
 10)  Se você preferir passar a tarefa de registrar seu domínio para que uma empresa o faça, certifique-se de que a empresa fará o registro em seu nome, lhe dará o usuário e senha para acessar seu painel de controle, e que a empresa é de confiança, imediatamente após a confirmação do registro faça uma consulta de WOIS para confirmar, e teste também seu usuário e senha no painel de controle de registro da empresa.

Sobre o blog

Este Blog tem o objetivo de divulgar as novidades da WebinHost e compartilhar notícias sobre hosting, servidores, empreendedorismo e todo universo tecnológico.

Arquivos

Comente via Facebook
Sem Comentários
 

Deixe uma resposta