Prevenindo-se contra SPAMs com o SpamAssassin
- 26/03/2014
- Dicas Gerais, Segurança, Tutoriais
“SpamAssassin, o salvador da pátria!“, Uma das principais dificuldades enfrentadas por pessoas e empresas com endereço de e-mail é em relação ao recebimento de SPAM, é inevitável que tal praga venha a afetar os nossos e-mails, principalmente aqueles que são considerados padrões na internet, como por exemplo: contato@dominio.com.br, suporte@dominio.com.br, etc.
Nesse post, estaremos falando sobre a ferramenta disponibilizada pelo Grupo Webin em seus serviços de hospedagem de sites e revenda de hospedagem, o SpamAssassin. Mas afinal, o que é o SpamAssassin? Basicamente é um sistema que pontua cada mensagem eletrônica que é direcionado a um dos endereços de e-mails do seu nome de domínio. A pontuação é dada conforme resultado dos testes de verificação que tal mensagem é submetida.
Por padrão, o sistema define a pontuação da seguinte forma:
– Caso a mensagem receba pontuação menor do que 5, a mensagem será direcionada a sua caixa de entrada (inbox);
– Caso a pontuação recebida for maior do que 5, a mensagem será direcionado a um arquivo chamado “bulk” dentro da pasta “mail” (mail/bulk) em sua conta de hospedagem;
– Caso a pontuação recebida for maior que 14 a mensagem será direcionado ao arquivo “SPAM” na pasta “mail” (mail/SPAM) em sua conta de hospedagem.
Por isso, caso você seguir esse passo-a-passo de ativar esse sistema em sua conta de hospedagem, utilizando ou não esses valores padrões, você deverá verificar periodicamente os arquivos citados no ponto anterior. Vamos à instalação.
Habilitando o SpamAssassin no cPanel
Passo1 – Acesse sua conta de hospedagem pelo endereço “seudominio/cpanel” ou http://cpanel.seudominio, vá até a seção “Correio” e clique na opção “Apache SpamAssassin™”, conforme imagem abaixo.
Passo2 – Na janela que se abriu, clique no botão “Enable Apache SpamAssassin™”, devendo ser apresentado após isso a mensagem “Apache SpamAssassin™ is now enabled”.
Passo3 – Voltando a janela do passo anterior, você irá definir o valor de pontuação para uma mensagem ser considerada como SPAM ou não, para isso acesse “Configure Apache SpamAssassin™”, na janela de configurações que se abrir procure o campo “score”, esse é o campo a qual deveremos alterar. Lembre-se que a pontuação 5 é o valor definido por padrão no sistema. A pontuação ideal irá variar de hospedagem para hospedagem (uso para uso), caso muitos e-mails que não são SPAMs sejam considerados pelo sistema como tais, o valor deverá a ser aumentado OU caso muitos e-mails de SPAM estejam chegando em sua caixa de entrada tal valor deverá ser reduzido.
CUIDADO! Não realize alterações drásticas nesse valor.
Pronto! O SpamAssasssin já esta ativado e configurado em sua conta de hospedagem. Existem configurações adicionais para o sistema, que podem ser alteradas através do botão “Configure Apache SpamAssassin™” (como visto no Passo3).
– blacklist_from – Ao adicionar um e-mail em um dos campos disponíveis você estará bloqueando permanentemente aquele e-mail de enviar mensagens para qualquer e-mail de sua conta de hospedagem. Normalmente é adicionado aqueles endereços que continuamente enviam SPAM para você.
– required_score – Esse valor é o padrão para definir a pontuação a ser considerada para um e-mail se tornar SPAM (definido no Passo3).
– score – Atribui uma pontuação para cada teste (que é especificado com mais detalhes na página de configuração) realizado nas mensagens.
– whitelist_from – Ao adicionar um e-mail em um dos campos disponíveis você estará fazendo o inverso a opção “blacklist_from”, ou seja, o e-mail ali preenchido será dispensado de passar pelo SpamAssassin.
Existem outras maneiras de se prevenir SPAMs em sua hospedagem, uma delas é a criação de filtros que veremos em outro artigo.
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Rayonni Teixeira - Gerente de Contas & Suporte Sênior III
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